quarta-feira, 7 de maio de 2014

Primeiro dia!

Olá!

Hoje é o primeiro dia de recuperação do meu querido adicto. Digo primeiro dia porque realmente é. Ele está internado numa comunidade terapêutica, por vontade própria, o que é importante ressaltar. Foi hoje de manhã. Mas usou a maldita droga até o último dia. 

Hoje também é o primeiro dia da minha recuperação. Estive com ele nos piores momentos. Sofri, chorei muito, adoeci junto com ele. E agora está mais do que na hora de eu me preocupar comigo mesma. Não só com minha aparência, meus interesses, fazer o que gosto, me redescobrir.

Eu sempre tive um temperamento codependente. Desde que tomei conhecimento da doença dele, pensei que com o meu amor, eu poderia curá-lo. Mas não é bem assim, não é? Eu fui criada num ambiente bem diferente do dele, e a droga nunca fez parte da minha vida, nem daqueles à minha volta. No início, ele me escondia o vício, e como eu não sabia nada a respeito, não percebi. Quando dei por mim, já era tarde, ele já estava perdido no vício, e as minhas atitudes, que eu pensei que estavam ajudando, estavam facilitando a doença. Perdi muito dinheiro, perdi muito tempo, perdi muitos quilos e também, alguns amigos.

Não vou destacar aqui o que ele fez, tudo pelo que passei, porque as histórias sempre se repetem. Todos que tem um familiar dependente químico passam pelas mesmas coisas. Noites sem dormir, preocupação, angustia, raiva, dor. Comigo não foi diferente. Ele é meu namorado, e se Deus quiser, futuro marido. Acredito muito na sua recuperação, porque percebo que ele quer muito mudar de vida. Estive com ele em todos os passos até a internação de hoje. Reuniões, exames clínicos, terapias. Agora ele vai passar 9 meses em tratamento, longe de mim. E o restante da vida em tratamento, espero que ao meu lado. 

Meu desejo, com esse blog, é compartilhar as experiências que tivermos durante este tratamento, e depois dele. É um processo sem fim. E não há regras. O adicto precisa QUERER PARAR! "Um adicto que não queira parar de usar não vai parar de usar. Pode ser analisado, aconselhado, persuadido, pode se rezar por ele, pode ser ameaçado, surrado ou trancado, mas não irá parar até que queira parar".

A doença os atinge de forma física, mental e espiritual. Mas é importante que não só o dependente químico receba o tratamento adequado, a família também precisar buscar ajuda. Por isso são tão importantes as reuniões dos grupos de apoio. É importante que a família se mantenha sã, que compartilhe suas experiências com outros que passam pelo mesmo. Sozinho é muito mais difícil.

Hoje é o dia 01. Mas a melhor parte é que hoje eu sei que ele está bem, e que só por hoje, está limpo. Eu também estou bem. Deus tem me dado forças que eu não sabia mais de onde tirar. Cheguei no nível mais difícil até aqui, mas Ele é a minha fortaleza e meu porto seguro.

A doença da adicção não é uma condição sem esperança. Não sou tão inocente a pensar que quando ele sair de lá ele NUNCA MAIS vai usar a droga. Mas a recuperação é possível, se vivê-la todos os dias. É possível deixar as drogas e encontrar uma nova maneira de viver.

Tenho fé de que tudo vai melhorar.
Fiquem bem.

Bjs

2 comentários:

  1. Olá
    Sou Luana , tbém namoro um dependente quimico.
    Sei bem , as tristezas, as dores , as lagrimas ...
    Ele sempre que recai diz que nao quer mais isso pra ele, que quer viver em recuperação, mas não anda conseguindo, está dificil...
    Mas vou vivendo dia a dia, com esperança, que ele realmente uma hora, encontre o verdadeiro caminho da recuperação.
    As vezes penso em me separar, mas tenho um amor enorme por ele
    Vou acompanhar seu blog, é bom ter com quer " dividir" as mesmas dores, no meu caso
    são poucas as pessoas que sabem do problema do meu namorado.
    Enfim , torcendo para que seu namorado encontre na clinica uma nova maneira de viver
    bjus e fique com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana. É muito difícil encontrar esposas de dependentes químicos, o que dirá de namoradas. É mais raro ainda. É um caminho muitoo difícil, e também não são muitos os que sabem desse problema do meu namorado. Eu escondi até da minha família, por um bom tempo. Mas isso faz doer mais, pq além de aguentar calada, tem que mentir. Obrigada pelas palavras. Que Deus te abençoe e te dê muita força também. Beijos!

      Excluir

Deixe seu comentário pra mim. Gostaria de saber o que você pensa a respeito.