quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Qual a sua necessidade?

Olá meus queridos.

Gostaria de tentar estabelecer uma meta aqui e postar pelo menos uma vez por semana. Não como uma obrigação, mas porque me leva a ler mais, buscar informações, notícias, novidades para compartilhar com vocês, e sentimentos, o que puder ser útil, ou não. Vamos ver se dá certo? Prometo que vou me esforçar.

Bom, desde domingo eu já venho pensando o que iria escrever aqui, mas andei tão cansada. Fim de semana foi bem cheio. Todo mês o meu grupo de recuperação faz um chá, para as meninas se encontrarem, e conversarem, e dar risada, essas coisas. Sábado foi o último chá do ano, e fizemos amigo secreto. Estava muitooo calor, mas o calor de nossa amizade foi ainda maior. Eu as amo tanto, sem elas não teria a força nem coragem para fazer tudo que fiz, e nem teria metade do meu crescimento.


Este é nosso lema, e comprovamos isso a cada dia, que uma dá um grito e todas corremos para ajudar a levantar. São minhas amigas, minhas irmãs, minhas mães, minhas filhas, minhas companheiras de recuperação.

Bom, e aí domingo foi dia de estudar pra minha última prova do semestre, que estava beem difícil, mas passei. Ufa!! Descansar agora. Mereço!

E nesses últimos dias meio que me bateu uma deprê. Saudade. 

Tenho um pouco de dificuldade de ficar sozinha. Não gosto de me sentir sozinha. E me vi sozinha estes dias. Sei lá. Só ficou meio difícil quando percebi que não sou prioridade de ninguém.

Acho que me sinto ainda em processo de luto. Depois de um adeus, não somo mais as mesmas pessoas. Algo sempre se quebra por dentro. Podemos dizer que se quebram nossas ilusões, sonhos, nossas esperanças, ou nossos sentimentos. Me permiti sentir isso esses dias. Me permiti sentir saudade. Me permiti chorar. Agora posso respirar fundo, levantar a cabeça, e vida que segue!

Não vou ficar aqui choramingando. Mas pensei bastante a respeito. O que me levou à algumas possíveis causas da minha codependência.

Uma de nossas necessidades básicas é nos conectarmos com outras pessoas. Quando somos recém nascidos, uma pequena e frágil criatura, dependemos totalmente dos outros para satisfazer nossas necessidades físicas como alimentação, proteção, assim como nossas necessidades de afeto, segurança, carinho. Os primeiro anos de vida são decisivos neste aspecto, por isso é fundamental que estas necessidades sejam bem supridas neste período. Porque se não interiorizamos através de nossos pais que somos valiosos, dignos de amor e respeito, infelizmente não seremos capazes de fazer isso depois de adultos, ou será muito mais doloroso.

Ou seja, se não recebemos os cuidados e o afeto necessário, essa sensação de desproteção pode nos colocar na posição de "mendigos emocionais", responsabilizando os outros o que não sabemos como dar a nós mesmos.

Eu nunca duvidei do amor dos meus pais. Mas eu sou a mais nova de 4 irmãos, e sempre fui uma criança quietinha. Meus pais nunca tinham muito tempo pra mim. Não digo a nós como família, mas a mim como indivíduo.

Vejam algumas frases que indicam a existência de dependência emocional. Veja se você reconhece alguma:

Preciso dos outros para me sentir valiosa e digno de amor.
Preciso que os outros me façam sentir importante.
Preciso da aprovação dos outros.
Preciso que os outros me façam feliz.
Preciso estar acompanhado para não me sentir vazia.
Preciso dos outros para me sentir especial.

Meus caros, temos que ter em mente que a verdadeira fonte para nos sentirmos valiosos, dignos de amor e seguros, é o nosso coração. Partindo daí, temos que levar em conta que uma mudança real e definitiva sempre acontece de dentro pra fora, e não o contrário.

Claro que todos precisamos e gostamos de receber atenção, mas é preciso perceber até que ponto isto é sadio, e a partir de que ponto já se torna uma doença.

Preciso de alguém para compartilhar o amor que tenho dentro de mim.
Neste caso não se trata de um vazio, mas de ter tanto amor dentro de si, que ele naturalmente irradia para os outros.

Preciso me conectar profundamente com os outros.
Este tipo de conexão, entre corações, surge a partir de um espaço de serenidade e harmonia. Já uma relação dependente, está carregada de insegurança, manipulação e ansiedade.

As relações estimulam enormemente o nosso crescimento e aprendizagem a um nível mais profundo, especial se a outra pessoa também estiver disposta a crescer e aprender.

Preciso de contato físico, mas não exclusivamente de sexo.

Preciso me divertir, brincar e me distrair com outras pessoas.

Preciso ter a certeza de que o outro nunca irá me fazer dano algum, deliberadamente.

É essencial nos sentir seguros de que a outra pessoa pessoa procura de coração o nosso melhor interesse e que é honesta, pra poder ter uma relação baseada na confiança.

Então, pelo que pude perceber, todos somos mais ou menos dependentes emocionais. Só que a diferença entre a doença e a necessidade sadia, é que a primeira esgota e desgasta a relação, enquanto que a segunda nutre e fortalece.

Eu ainda estou trabalhando nisso.

Pare e pense um pouquinho qual é o tipo de relação que você tem.

Um comentário:

  1. Exatamente...todos temos um pouco de dependência emocional...principalmente as mulheres....força pra ti e um grande abraço..😘

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário pra mim. Gostaria de saber o que você pensa a respeito.