terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Emoções

Olá meus amigos. Como estão? Espero que tudo bem.

Por aqui, tudo bem, graças a Deus.

Neste último fim de semana me diverti muito com todos os meus círculos de amizade. 


Festa de final de ano da empresa




Confraternização de final de ano juntando todos os grupos de recuperação, em que pude fazer uma homenagem, de coração, para esses anjos de rosa.




E também festa de formatura com alguns colegas da faculdade. 


Foi bem corrido, mas me diverti muito mesmo. Mereço!

No sábado, quando eu estava na festa, o meu querido adicto me ligou. Sabia que era ele porque é o único que me liga a cobrar de madrugada. E pela primeira vez na minha vida, eu não retornei a ligação. Vocês podem achar que não é nada, mas depois de 4 anos lidando com a minha codependência, isso é praticamente um milagre.

Não nego que me perturbou ali por um tempinho. Poxa, ele está internado. Receber uma ligação dele pode sugerir que ele saiu, que ele fugiu, ou que ele não está na fazenda, ou que ele está em algum canto escondido. Ele fica com um celular porque é monitor, mas não pode ligar. Passou tudo isso pela minha cabeça na hora. O que ele estava fazendo? Onde estava? E o que eu fiz? Bloqueei o número e esqueci. Seja la o que fosse que estivesse acontecendo com ele, não é mais da minha conta. Nós terminamos. Ele disse que precisava terminar comigo pra focar na recuperação dele. Então, o que ele quer agora? No outro dia, verifiquei o celular e vi que ele ficou me ligando a noite toda.

Meu primeiro impulso seria de ligar pro pastor e ver como ele está, mas não liguei, não procurei. E a vontade passou. Eu não fui atrás de saber. E sabem da maior? Hoje me sinto muito bem, mesmo assim.

Hoje acredito de verdade naquela frase: Ninguém sabe o que tem, até que o perde.

Nós, seres humanos, temos essa mania de não valorizar o presente e de correr atrás do que não temos, ou do que já perdemos.

Tantas vezes sofremos porque alguém que amamos nos ignora, e não entendemos que isso não é porque não temos valor, e o mais provável é que a outra pessoa não nos valorize porque está acostumada a ter nossa presença sem esforço, quando e como quer. Ele estava acostumado com isso. Eu sempre estive lá, não importa o que ele fizesse. E agora não estou mais. Nossa, ele deve estar surtando.

Mas percebi que não vale nem um pouco a pena lutar contra ventos e marés por uma pessoa que não move um dedo por mim. Não vale a pena ajudar constantemente alguém que não quer nem se ajudar, imagina ajudar o outro. Não nos faz bem dar sem receber.

Olha, não é fácil fazer com que os comportamentos dele não me afetem, mas no fim, é maravilhoso. Vale a pena o esforço quando se trata de evitar uma queda emocional.

Não vou negar que muitas vezes me pego numa luta interna muito grande entre esperar que ele volte de lá daqui a um tempo, recuperado, ou recomeçar minha vida sob outra perspectiva. Ambas as atitudes são muito dolorosas, mas seguir em frente comigo mesma, não importa quem esteja ao meu lado, é isso que tenho buscado.

Ainda ficaram algumas coisas por dizer. Mas a dor, a recriminação, todas essas emoções negativas, me livrei de tudo isso, joguei fora. Algumas coisas falei pra ele, outras escrevi, para outras tive que socar as almofadas, mas estou leve, e livre agora de todo esse peso.

Bom, já contei minhas novidades, agora quero falar com vocês um pouquinho sobre emoções.

O amor obsessivo é um sentimento que conheço bem. 

Para a maioria das pessoas, o amor é um sentimento maravilhoso, que nos preenche, porque significa a união entre duas pessoas que se sentem como uma só. Mas para outras, o amor se torna uma obsessão, e junto vem aquele desejo maníaco de possuir a outra pessoa. No geral, são pessoas inseguras e ciumentas, ressentidas, e se sentem obcecadas pela pessoa que desejam, e meio que a perseguem, fisicamente, ou através de outros meios, como telefone ou redes sociais. Existe aquela sensação de que, se eu possuir ou controlar o outro, todos os meus problemas estarão resolvidos.

O amor obsessivo significa que uma pessoa foi além do amor. Não liga para razões, não escuta a si mesmo e nem aos demais. Pra que pensar com a razão, quando o que eu sinto é o que importa? Que perda de tempo. 

Alguém se identifica?

Não sabemos mais como controlar nossas reações e emoções. Nervosismo e impaciência fora de controle. É como estar emocionalmente intoxicado. Nos impede de pensar antes de falar e ter uma perspectiva maior sobre o que acontece a nossa volta.

Você fica tão irritado se sair do roteiro preestabelecido e sente que, se desviar, será um sacrifício que pode desequilibrar por completo sua existência. Você não se sente capacitado pra seguir com sua vida se abandonar esses hábitos ou aquela pessoa, mas ainda assim, sabe que essa relação não te faz bem. 

Isso fica ainda pior durante uma discussão, porque você começa a retorcer o que escuta e a tirar suas próprias conclusões, de acordo com suas frustrações e problemas. 

Não é que você não queira fazer as coisas do jeito certo. Não é que você não tenha energia pra enfrentar os desafios, é que você simplesmente não tem forças. Simplesmente não dá, não é mesmo?

Acreditem, eu sei exatamente do que estou falado. Eu vivia assim.

Meu discurso era só queixas e pessimismos. Eu não sei quanto a vocês, mas hoje, quando cruzo com uma pessoa que sempre vê o lado negativo das coisas, meu coração me mostra duas opções: mostrar que a vida não é ruim assim, ou virar em perna (hehe). 

Quantas vezes assumi o papel de vítima, querendo constantemente ser o centro das atenções, ou só pra não passar despercebida. O mundo conspirava contra mim. Não parava pra analisar as situações que ocorriam ou que eu mesma gerava. Perdi o controle da minha vida e do meu coração. Como ter uma relação saudável desse jeito?

Custei muito a compreender minhas próprias características. Continuo nesse processo até hoje. Felizmente percebi a tempo o que significa inveja, ciúme e orgulho na vida dos outros, e na minha. Vampiros emocionais, que roubam a energia dos outros e baseiam sua vida nisso todos os dias. Não existe felicidade. Não tem como viver em paz e harmonia.

Uma pessoa invejosa, ou aquela que vive a vida dos outros, como eu vivia a do ex, não se sente feliz com a alegria dos outros porque, internamente, vive sempre consciente de suas próprias faltas. E acredite em mim, quando você vive nesse nível de falta, você só vive dias desagradáveis.

Eu sou responsável por aquilo que quero, e eu quero viver bem. E só eu tenho os recursos necessários pra mudar minhas atitudes. Exige esforço, e força de vontade, e ter certeza do que eu quero pra mim, e principalmente, do que não quero mais.

Amigos, eu vou contar o segredo que encontrei para minha felicidade.

Eu sei que cada um tem a sua fé. Mas não posso deixar de expressar a minha, porque creio que a fé é um dom de Deus. Não é fruto do nosso esforço, mas ela vem a nós pela ação do Espírito Santo, por meio do Evangelho. E nós, que fomos chamados das trevas para a luz, que cremos em Jesus Cristo, só podemos louvar e agradecer a Deus pela benção da fé em nosso coração.

O apóstolo Paulo diz em Romanos 10.17: "A fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo".

Sim, a fé vem pelo ouvir. Paulo anunciou o Evangelho a respeito de Jesus. Muitos creram no que ele disse. Eu ouvi a mensagem. Desde meu batismo, quando era só uma bebezinha, fui colocada em aliança com Deus. Depois conforme fui crescendo, fui instruída e fortalecida nessa fé.

É Jesus que preenche cada cantinho vazio do meu coração. Tenho tantas falhas, mas sei que mesmo assim Ele me ama muito. O apóstolo Paulo foi um assassino, perseguiu e matou tantos cristãos. O rei Davi que também foi um assassino e adúltero. Jacó que ousou desafiar a Deus. Deus amou até mesmo eles e os fez grandes homens. Como posso sequer pensar que Deus não me ama? Ele ama sim, e cuida de mim. Eu acredito nisso. E descanso nessa certeza que Ele tem o melhor pra mim. 

E ele quer o melhor pra cada um de vocês também. Acredite!!

Fiquem bem. 
Fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário pra mim. Gostaria de saber o que você pensa a respeito.